Pesquisar este blog

Pensamentos

Hoje eu só quero dizer:
Obrigado meu Deus por tudo !

Pacotinho

Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers

Lindo

Lilypie - Personal pictureLilypie Fifth Birthday tickers

Linda

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bolsa de Crochê



Materiais utilizados: 
• Linha Camila Fashion (nov. 500 m), 2 novelos na cor 1171 (cinza)
• Linha Reflecta (tubos 100 m), 6 tubos na cor 301 (prata)
• Agulha niquelada para crochê Corrente Milward de 1,75 mm
• Agulha Tapestry Corrente Milward nº 22
• Zíperes sintéticos e plásticos Opti Coats Corrente na cor 1494 (cinza), 8 unidades de 10 cm e 1 unidade de 35 cm
• Linha Darning Corrente Milward nº 7
• 8 argolas de metal de 3 cm de diâmetro interno
• 18 miçangões redondos prateados para aplicar
• Cetim cinza-claro para o forro
• 35 x 50 cm de E.V.A

Abreviaturas e pontos utilizados: 
correntinha (corr.), meio ponto alto (m.p.a.), ponto alto (p.a.), ponto baixo (p.b.), ponto baixíssimo (p.bx.) e ponto fantasia - siga o respectivo diagrama. 

Medidas: aproximadamente 38 x 25 cm

Como fazer: nota - trabalhe com 1 fio de Camila  e 3 fios de Reflecta, fio quádruplo em toda a peça.
Parte de trás - monte 66 corr. e trabalhe o p. fantasia. Repita as 6ª e 11ª carreira 4 vezes e termine em p.a. Ao mesmo tempo, a partir da 2ª carreira, em cada carreira diminua 2 p. no centro, como mostra o diagrama de diminuições e aumente 1 p. de cada lado (= 2 p. feitos no mesmo p.), e acompanhe o p. com os p. aumentados. Na 30ª carreira do começo, não trabalhe os 30 p. centrais e continue cada ponta separadamente. A partir daqui, não faça mais os aumentos laterais. Trabalhe o canto esquerdo, como mostra o diagrama e o direito em sentido contrário.
Parte da frente - trabalhe diretamente nas corr. de montagem da parte de trás, e igual à parte de trás, fazendo as aberturas para o zíper decorativo em cada metade, na carreira central das 3 carreiras de p.b.: trabalhe 8 p. da borda, faça 21 corr. e pule 21 p. de base, trabalhe 8 p., faça 21 corr. e pule 21 p. de base, trabalhe 8 p. e acompanhe o p. Repita mais 2 vezes. Faça um molde em papel dessa peça, sem os cantos superiores, para o EVA e reserve.
Bolso lateral - monte 18 corr. e trabalhe em p.a. seguindo o respectivo diagrama. Faça mais um bolso igual a este.
Tiras para formar uma alça - todas as tiras que compõem a alça começam com 7 corr. e são trabalhadas em p.a..
Tira central - trabalhe por 30 cm, no final passe por dentro de duas argolas e feche com p.bx. formando um aro. Faça mais uma tira igual a esta, passe pelas mesmas duas argolas por cima da tira anterior e também feche com p.bx. Arremate as bordas das duas tiras juntas, fazendo p.b. na borda dos dois aros juntos.
Tiras laterais - faça 4 tiras de 22 cm cada uma. Junte cada duas tiras e arremate as bordas juntas com p.b. em toda a volta. Trabalhe mais um conjunto igual para a outra alça.

Montagem e acabamento: monte um zíper menor sob a borda de cada abertura da frente, de forma que eles abram do centro para a lateral. Arremate toda a volta do corpo da bolsa com 1 carreira de p.a. (= 1ª carreira do acabamento). 

Montagem dos bolsos: 1º forre os bolsos laterais - corte uma peça do cetim na medida do bolso mais 1 cm de folga para a costura em toda a volta. Dobre 1 cm dessa borda para o avesso e costure esse forro, avesso contra avesso e com p. à mão, no avesso do bolso. Prenda um lado do zíper centralizado no alto do bolso (a parte arredondada), de forma que ele abra da frente para trás: junte o direito de uma tira do zíper com o direito do bolso e passe uma costura a 0,5 cm da borda. Em seguida, costure as bordas sem zíper, com p. à mão, centralizadas na parte inferior, ou seja, carreira de montagem da bolsa alinhada com a ponta da carreira de montagem do bolso. Forre e prenda o outro bolso da mesma forma. Acompanhando o contorno do zíper na altura, prenda a linha na lateral da frente, trabalhe 1 carreira de p.a. de uma lateral à outra, passando pela borda superior (= 2ª carreira do acabamento). Trabalhe a parte de trás da bolsa da mesma forma. Feche cada lateral acima do bolso. Prenda a borda solta do zíper dos bolsos na lateral da bolsa. Do tecido para forro, corte uma peça acompanhando a medida interna do bolso lateral mais 2 cm de folga para costura. Rebata 0,5 cm em toda a volta para o avesso e mais 1 cm, passe uma costura em toda a volta rente à borda e com p. à mão. Prenda esse forro por dentro da bolsa, formando o bolsinho lateral. Prepare o outro bolso da mesma forma.
Forre a bolsa - do EVA corte uma peça na medida do molde abaixo; do cetim, corte dois retângulos nessa mesma medida mais 1 cm de folga para costura em toda a volta. Junte os dois retângulos de cetim direito contra direito e passe uma costura a 0,75 cm da borda nos dois lados maiores e um lado menor. Vire. Encaixe o EVA dentro desse “envelope” e feche a borda aberta com p. à mão. Passe uma costura em cada lateral do fundo (pesponto no esquema), formando o vinco. Encaixe esse forro por dentro da bolsa e prenda com p. à mão na borda superior da bolsa, abaixo das 2 carreiras de acabamento superior e no forro dos bolsos. Na base da 1ª carreira do acabamento, por dentro, trabalhe 1 carreira de p.a. e 1 carreira de p.b. em cada borda superior. Prenda o zíper maior sob essa borda para fechamento da bolsa. 
Alças - faça 2 tiras de base, monte 7 corr., trabalhe em p.a. por 5 cm e arremate. Passe cada uma dessas tirinhas por uma das argolas restantes e prenda no alto da frente da bolsa, a 6 cm de cada borda. Passe cada tira lateral da alça por uma argola da bolsa e uma argola da tira central, sobreponha 3 cm das extremidades e passe uma costura. Faça a outra alça da mesma forma. Aplique os miçangões nos bolsos da bolsa.
Zíperes frontais - corte um retângulo (no cetim) na medida desejada para os bolsos da frente e prenda no avesso da frente com p. à mão, formando os bolsos separados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores