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domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma escola chamada Casamento


Há quanto tempo você está matriculado nesta escola?
Qual têm sido suas notas como marido/esposa?
Que nota o seu cônjuge daria à você hoje?
O que é necessário para ser bem sucedido nesta escola:
Reconhecer que não sabe. Ninguém que se casa pela primeira vez, casa sabendo tudo sobre marido, esposa, sexo, sexualidade, economia doméstica, relacionamento com a família de origem do outro, educação de filhos etc. Tudo é novo e tem que ser aprendido, por isso uma das chaves do sucesso no processo de aprendizagem é a humildade. Só aprende quem reconhece com humildade que não sabe.
O orgulho é o principal impedimento para que as pessoas não se libertem da ignorância. Toda pessoa que pensa que sabe tudo, ainda não sabe como convém saber. O caminho da humildade é o caminho do sucesso conjugal.
Estar aberto para aprender sempre. No casamento, um deve aprender com o outro a ser mais organizado, limpo, paciente, amoroso, prestativo, generoso, educado, gentil, disciplinado, justo etc. Os casais que atingem um nível de qualidade de vida marcado pela significância, são aqueles que nunca param de aprender.
Fazer a lição de casa. O segredo é estudar para praticar, isto tem a ver com ler bons livros sobre relacionamento, ouvir e assistir palestras sobre assuntos que tenham a ver com família, conversar com quem sabe mais e tem maior experiência. Quantas vezes quando eu termino de ler um livro no avião ou no hotel, volto para casa muito melhor do que sai. Alunos bem sucedidos, são alunos aplicados.
Estudar mais sobre aqueles assuntos em que você tem maior dificuldade.
Reveja com seu cônjuge aquilo em que tem mais dificuldade: temperamento, falta de romantismo…
Pare por um instante e responda para você mesmo: Qual é a sua maior dificuldade no seu casamento? Em que ponto você não está conseguindo ser aprovado pelo cônjuge?
Faça uma auto avaliação, escreva isso em um papel e comece a investir nesta direção. As áreas de dificuldades pode ser comunicação, finanças, sexual, confiança, tempo, educação dos filhos etc.
Quando damos uma pausa para fazer uma auto-avaliação e listamos os nossos pontos fracos, fica mais fácil trabalhar para melhorar. Não existe ninguém que possa afirma, não preciso melhorar em nada, todos nós, uns mais, outros menos, todos temos áreas que precisamos de tratamento.
Fonte: Radio Novo Tempo ,Esposa Virtuosa


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Saber elogiar é tão importante quanto receber elogio





Ganhar um elogio ou reconhecimento é tão bom, você não acha? Saber que as pessoas prestam atenção em suas atitudes e sabem valorizá-las é maravilho. Faz bem para a autoestima e nos sentimos mais seguras. Mas, quando paramos para pensar, percebemos que, da mesma forma que esse sentimento é bom para nós, também é bacana para as outras pessoas. Pense bem: você elogia seus amigos e colegas?
De acordo com a psicóloga Maria Teresa Reginato, de São Paulo, tomar a atitude de elogiar as outras pessoas é algo que deve ser feito de uma forma natural. Ou seja, precisa ser um sentimento verdadeiro, não uma obrigação. “Essas atitudes de reconhecimento das pessoas ao seu redor devem ser cotidianas. Uma relação natural. É preciso aprender a olhar o externo.”
Receber um elogio é sinônimo de resposta a determinado comportamento. “O elogio é uma forma de reforçar os pontos positivos, as qualidades e, principalmente, as capacidades que a pessoa possui”, explica o consultor de carreiras Edson De Paula, de Campinas (SP). “A pessoa deve entender que o reforço positivo possibilita a continuidade de um bom comportamento, porque ele é encarado como uma forma de recompensa.”

No trabalho
Saber receber um elogio ou uma crítica é parte da nossa vida profissional. Quando a empresa prega a transparência e não inibe as manifestações de seus funcionários, a tendência é um aumento da confiança entre os profissionais e uma melhoria no clima organizacional. “Quando existe reciprocidade, as pessoas falam de uma maneira assertiva aquilo que sentem e existe um clima de confiança mútua. Você gera e estimula a empatia”, pontua Edson.
Para o consultor, no ambiente de trabalho esse tipo de atitude tem que vir do superior. A partir dessa ação positiva, as pessoas vão se contagiando e tomando isso para o seu dia a dia.
“O líder que deve iniciar esse processo, pois cabe a ele dar o exemplo. A partir daí, é gerado um clima de mais confiança, as relações são mais positivas e as decisões, participativas. O líder que assume um papel participativo cria um elo de confiança.”
Edson acrescenta que essa relação recíproca, de elogiar e ser elogiado, é uma questão de maturidade emocional e de saber falar e ser ouvido. Isso vale tanto para as relações pessoais, quanto para as de trabalho. “Saber ouvir é uma das qualidades mais importantes que uma pessoa precisa ter para poder compreender melhor o outro ser humano que está a sua frente, sem julgamentos e sem críticas.”
Viu só? Não é tão difícil assim. Basta conseguir enxergar as coisas ao seu redor e ver as pessoas com outros olhos. Mostrar para sua amiga ou colega de trabalho o quanto é importante para cada um dos seus dias. Que as coisas boas que acontece com você não são conquistadas sem a ajuda e empenho deles, e vice-versa. Afinal de contas, fazer uma pessoa feliz por conta de uma atitude é muito gratificante.


Fonte :http://novotempo.com/radio/2012/01/04/saber-elogiar-e-tao-importante-quanto-receber-elogio/

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